quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Jair dentista



Jair Vicente de Mesquita


Nasceu em Araguari Minas Gerais, no dia 24 de Março de 1928 e faleceu em Luziânia Goiás, no dia 27de Outubro de 2008.
Começou a sua carreira em 1948, jogando pelo aspirante do Uberlândia com o nome de Samarone e num amistoso contra o Flamengo chamou a atenção de um dirigente que o levou para o futebol Paulista para defender as cores do Brasil Clube de Paraguaçu da 2ª Divisão e depois de duas temporadas no futebol paulista se transferiu para Anápolis em 1950 e assistindo a um treino da Anapolina pediu ao treinador para bater uma bolinha no time reserva e depois de alguns minutos o treinador o colocou para treinar no time titular tendo assinado contrato e defendeu as cores da Anapolina por um ano e meio transferindo-se para o Flamengo de Anápolis que mais tarde passaria a se chamar Ypiranga tendo em seu elenco o apresentador de TV Marcelo Costa.
Jair provavelmente tenha sido o primeiro jogador profissional no pais a fazer a reversão para Amador (o futebol em Anápolis ainda era amador) tendo o seu clube pago CR$ 7.000,00 ao time de Uberlândia pela liberação. Em Anápolis casou-se com a Dona Ana Chaves, natural de Luziânia e mudou-se em 1952, estreando no time do Luziânia, contra o Vianópolis vencendo por 2xo.

Carreira: Uberlândia (1948), Brasil Clube de Paraguaçu – SP (1949), AA Anapolina (1950), Flamengo de Anápolis (1951 a 1952) e Luziânia (1952 a 1963).

Foi homenageado em 1990, com o 4º colocado, a equipe da A.A Freitas, do XVIII campeonato amador de Luziânia, recebendo o troféu em seu nome.




Tempo que defendeu o time do Luziânia









Jogo Beneficente dos Médicos, Dentistas e Farmacêuticos contra o Poder Judiciário: Juiz, Advogados e Funcionários.

Da esquerda para a direita:

Antonio Valdir Roriz, Alcides, Belim, Rubens Portela, Mourinha, Dr. Jesus e Dr. Wilson Coelho.
Agachados:

Jair dentista, Dr. Almeida, Dr. Eliseu Melo, Luciano Araújo e Vicente de Salú.



 Jair dentista, Gilson Roriz, Joaquim Braz de Queiroz, Bolivar Meireles, Zequinha Roriz, Adonides e José Dilermando Meireles. Ano de 1952.





Exercendo a sua profissão








Florentino de Alcântara Chaves

Florentino de Alcântara Chaves


Florentino Chaves, nasceu no dia 15 de Dezembro de 1864 em Bambuí Minas Gerais, filho do Coronel Pedro de Alcântara Chaves e de Dona Teresa Umbelina de Magalhães Chaves - sobrinha bisneta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Florentino junto com seus pais e os irmãos, estavam vindo de Bambuí-MG, destino a Cidade de Formosa em Goiás, mas erraram o caminho e chegaram num Vilarejo de nome Santa Luzia em Goiás, atual Luziânia, os mesmo precisando descansar, alugaram um pasto de uma senhora de nome Teresa de Jesus Roriz, que mais tarde viria a ser a sua sogra, nesse m eio tempo Florentino começa um namoro com a sua filha Antonia Henriqueta Roriz. 

Os pais de Florentino seguem viagem rumo a Cidade de Formosa Goiás, que naquele tempo se chamava Arraial dos Coro, ficando em Luziânia Goiás, apenas o filho Florentino Chaves.

No ano de 1891 Florentino Chaves se casa com Antonia Henriqueta Roriz.

Florentino de Alcântara Chaves e Antonia Henriqueta Roriz tiveram os filhos:

Adriana Chaves Roriz
Ana Chaves Roriz
Benedita Chaves Roriz Villa Real - 1ª mulher a votar no Goiás
Clarinda Chaves Roriz
Nila Chaves Roriz de Almeida
Maria Chaves Roriz
Thereza Chaves Roriz
Antônio Chaves Roriz
Djalma Chaves Roriz
Olímpio Chaves Roriz
Pedro Chaves Roriz
José Chaves Roriz
Tereziano Chaves Roriz

Todos nascidos na fazenda Surubim, propriedade rural de seus pais em Luziânia-Go.

Os pais e irmãos de Florentino, deixaram inúmeros descendentes na cidade de Formosa -Go.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Mesquita

Família Mesquita

Árvore genealógica


Cloves Mesquita
Jair Vicente Mesquita
Djair Chaves Mesquita
Vitor Henrique Chaves Mesquita




Cloves Mesquita


Cloves Mesquita é natural de Araguari Minas Gerais. Maior parte da família hoje se concentra na Cidade de Catalão Goiás.